-
Arquitetos: Potter&Wilson
- Área: 195 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Prue Ruscoe
-
Fabricantes: Maxim, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossos clientes, Bill e Kate, haviam comprado uma casa geminada de tijolos do pós-guerra em Bondi. Como é típico deste período, a planta consistia em uma série de salas consecutivas mal iluminadas, terminando em uma extensão inclinada que bloqueava as áreas internas de vistas para um jardim traseiro desleixado.
Para acomodar uma família em crescimento, uma extensão de piso superior foi proposta dentro de uma nova forma de telhado de duas águas. O piso superior fica atrás da cumeeira do telhado existente, minimizando a aparência do segundo andar. A nova forma de telhado de duas águas é influenciada pelos ângulos do telhado existente e cria uma estrutura que, embora claramente contemporânea, tem uma relação de design distinta com a casa existente e seus arredores.
Internamente, a forma de empena cria vários volumes dramáticos que você não esperaria em uma casa desse tamanho. O ponto culminante destes espaços é o quarto principal, que dá para o jardim das traseiras através de um filtro de plantas e persianas.
Nossa abordagem de projeto centrou-se em melhorar a conexão da casa com o exterior. Isto foi conseguido através do posicionamento cuidadoso de janelas e clarabóias, e reorientando a casa para se envolver com o seu novo jardim traseiro e piscina. Uma grande cobertura de aço proporciona vistas do jardim a partir do interior, ao mesmo tempo que fornece protecção contra as intempéries e suporta um telhado plantado adjacente ao quarto principal.
O desenho da paisagem acrescentou uma suavidade ao esquema que contrasta com o contorno preto da construção. Da mesma forma, o projeto interior trouxe uma nova paleta de cores de tons sutis, complementando com o enquadramento de metal escuro do exterior.